sábado, 15 de agosto de 2015

#3- CIDADES DE PAPEL/ ONDE ESTÁ MARGO?









   Olá fãs de John Green!!!



 Hoje é sábado e vou resenhar para vocês o livro Cidades de Papel, do nosso querido e amado John Green.
 E antes, quero dizer que terá SPOILERS.







Editora: Intrínseca




Ano de Lançamento: 2013




País de origem: EUA




Autor: John Green




Número de páginas: 361







 Quentin Jacobsen é um adolescente comum. Mora em Orlando com os pais, tem dois amigos, Radar e o Ben. Ele é apaixonado pela sua vizinha Margo Roth Spielgelman.
 Os dois se conhecem desde criança, mas só que quando crescem se distanciam. Margo vira a garota mais popular da escola, que tem várias amigas e namora o bonitão. E o Q tem apenas dois amigos, e não é nada popular.
 Até que certa noite, Margo aparece na janela do Q vestida de ninja dizendo que precisa dele para fazer onze coisas naquela noite. Como Q era apaixonado por ela, ele lógico aceitou.
 E então durante a madrugada eles aprontam com as pessoas que fizeram alguma coisa ruim para Margo. Depois de viver a aventura, Q pensou que aquele ia ser um novo começo.
 Porém no outro dia, Margo desaparece e ninguém sabe onde ela se meteu. Mas ela deixa pistas para que Q a encontre. Então Q ao longo do livro vive diversas aventuras para encontrar Margo.








 Cidades de Papel foi o segundo livro John Green que eu li, e nossa, também gostei bastante. Para quem leu A culpa é das estrelas e não gostou, a chance de gostar desse é bem maior, porque aqui o foco é outro.
  Acho que todo mundo já sabe que ACEDE é um livro de romance, muito bonito diga-se de passagem. Já Cidades de Papel é mais voltado para o suspense e o mistério.
 Como eu disse no começo, Quentin e Margo passam uma madrugada inteira juntos, pondo em prática o plano de vingança de Margo. O livro é divido em três partes, e a primeira é contando essa madrugada dos dois e definitivamente, a primeira parte é o melhor ponto do livro.
 Os momentos que os dois passam juntos são muito engraçados, como quando eles batem a foto no momento em que o ex da Margo está fugindo pelado. Aquilo foi muito engraçado.




Passando para parte dois. Margo desaparece misteriosamente e Q cisma que ela deixou pistas para que ele a encontre. Ele pede ajuda dos dois amigos Radar e Ben. O Ben parece que não liga muito para essa busca pela Margo e é o que menos ajuda ali. O Radar já é mais companheiro, quando Q pede, ele o ajuda. O Radar é um personagem muito bom, ele tem vergonha porque os pais dele tem a maior coleção de papais noel negros do mundo. Ou seja papai noel para todo lado. E ele morre de vergonha de levar a namorada em  casa. 
Enfim voltando, em alguns momentos durante essa parte dois, foram meio arrastados e parecia que a leitura não andava e isso me cansou um pouco. Mas depois isso passa e a leitura engrena de novo.




 A parte três tem um tom diferente, chamam de "Road Trip". Para quem não sabe o que é isso, é quando os personagens fazem uma viagem de carro para um lugar x, é mais ou menos isso. Nessa parte três, os personagens ficam o tempo todo dentro do carro. Mas não se preocupe porque passa bem rápido.



 Agora a partir daqui eu vou dar spoilers do livro, então se você não leu, eu sugiro que feche o post e volte depois.

 Bem, o que falar sobre o final desse livro. É bem decepcionante com certeza. É tão decepcionante que me fez tirar uma estrela do livro. 
 Depois de passarem por toda a viagem, eles encontram a Margo em um celeiro. A Margo fica assustada ao ver eles ali. Briga com todo mundo, explica que estava vivendo uma vida de papel e que precisava sair daquilo. Não era para o Q ir atrás dela, porque as pistas não eram para ele.
 E no fim das contas tudo aconteceu por nada, não teve um motivo para a Margo ter fugido. Ela fez todo mundo de besta e é esse o fim do livro.
 E eu entendi a mensagem do livro o.k. Eu gostei do livro inteiro, menos do final.


 Quentin- Em alguns momentos eu achei bem absurdo. O Q meio que deixou de viver a vida dele, para ir atrás da Margo, uma garota que nunca deu bola para ele. A parte em que ele dorme naquele depósito abandonado esperando que a Margo aparecesse, aquilo foi absurdo. 


Margo- Eu não sei o que dizer sobre ela. No fim das contas ninguém sabe o que se passa na cabeça dela. Porque ninguém conhece ela de verdade.

Cidades de Papel tem uma primeira parte muito divertida, uma parte dois um pouco arrastada em alguns momentos e um final decepcionante.

SKOOB: 4/5


MINHA NOTA: 7,5


Ajude o blog:
Siga o blog no Twitter: https://twitter.com/SMUL11
No Google +
E siga também no skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/1487655

Tchau


Nenhum comentário:

Postar um comentário