terça-feira, 11 de agosto de 2015

#1- UM DIA E AS LÁGRIMAS DERRAMADAS




Oi fãs de romance!!! Oi para você que chora fácil e que é uma manteiga derretida assumida.

 Hoje como é terça-feira, trago resenha. Na verdade, a primeira resenha, mas tudo bem. Eu vim falar sobre o lindo, maravilhoso e triste, Um dia do escritor assassino David Nicholls.



Editora: Intrínseca


Ano de lançamento: 2009


País de origem: EUA


Autor: David Nicholls


Número de páginas: 411







   UM DIA narra a história, em terceira pessoa, de Emma Morley e Dexter Mayhew. Dois jovens que se conhecem no dia 15 de julho de 1988. Eles tem um certo envolvimento nesse dia, e desde então os dois se tornam melhores amigos.
   A narrativa acompanha a vida dos personagens, durante os anos que se passam. Suas alegrias, suas decepções, seus erros e tudo mais...UM DIA é um livro engraçado, divertido e dolorosamente bonito.




  Eu li esse livro no meio do ano passado, (inclusive eu até fiz uma resenha, só que como eu disse antes eu apaguei) então a história não está tão fresca na minha mente, mas o.k.
  Uma coisa que chamou muito a minha atenção, foi o modo como o David decidiu contar essa história. Para quem não sabe, em cada capítulo o narrador vai nos apresentar o dia 15 de julho de um determinado ano, por exemplo: O primeiro capitulo se passa em 15 de julho de 1988, o segundo em 15 de julho de 1989 e até 15 de julho de 2007. (Tomara que não tenha ficado muito confuso he he).




 Outra coisa que o David Nicholls faz e faz bem, é na hora de humanizar seus personagens. A Emma não é uma mocinha santa do interior, virgem e monga, NÃO, ela não é assim. Como qualquer outro ser humano ela acerta e erra na vida e o mais importante, aprende com seus erros. E o mesmo é feito com todos os outros personagens.
 Vale pontuar que ao longo da narrativa podemos ver o amadurecimento da Emma e principalmente do Dexter. Por exemplo: Podemos analisar a vida desses personagens montado um gráfico. No começo, a Emma está começando uma vida nova depois da faculdade e está lá embaixo, enquanto que o Dexter está lá no topo. Ao decorrer da história, Emma vai crescendo, sai do restaurante onde trabalhava e vira professora, percebemos que ela já subiu, e em contra partida o Dexter vai caindo. E mais pro final do livro, percebemos que o gráfico sofreu reviravoltas e a dona Emma está lá no topo e Dexter no fundo do poço.





 E uma última coisa que pode-se ressaltar é a escrita do David que realmente é muito boa, eu me lembro que eu não conseguia parar de ler, tanto é que eu li bem rápido.


 Bem, agora eu vou falar um pouco sobre os personagens.
 A Emma foi para mim, uma das melhores personagens. Ela é humana nem boa e nem má. Ela erra feio, feio mesmo, tanto é que eu fiquei meio chateado com ela por ter feito aquilo. mas tudo bem. O importante mesmo é que eu me apaixonei por ela e foi intenso.

 Agora o Dexter, eu meio que...odiei ele. Ele durante o livro inteiro se mostra um cara mimado, irresponsável, babaca, imbecil, estupido, galinha, nojento, safado, babaca (opa, eu já disse isso). Ele só muda lá pro final do livro, quem já leu vai saber o que aconteceu.




 E antes de finalizar e dar a minha nota eu gostaria de falar um pouco sobre o final, que foi triste e trágico. Pelo título do post já da para saber o que aconteceu né? Enfim, chorei muito.

Concluindo, Um dia é um livro incrível, com um toque de comédia, cenas muito bonitas, uma protagonista forte e humana e um final triste para caramba.

Nota no SKOOB: 5/5 e favoritado.

Minha nota: 10/10


Espero que tenha gostado. Tchau.

Link do Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/1487655-jose

E-mail: joseelias67@outlook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário